Ontem durante a conferencia da Microsoft na E3 2018, tivemos a exibição bombástica do novo jogo da franquia Devil May Cry, a tão aguardada sequencia da historia original. Eu como grande fã que sou de toda a saga, não poderia deixar de analisar o trailer e mostrar o que conseguir reter de informação para vocês.

https://youtu.be/T_suFY4aItI

O trailer começa com um grupo de demônios atacando a cidade e uma tropa do que parece ser a policia tentando se defender, logo nesse começo nós temos o seguinte personagem mostrado:

Não se tem ainda muitas informações de quem possa ser, muitos especulam que esse é o Vergil, eu ainda não tenho uma opinião formada quanto a ele, talvez seja um personagem novo mesmo, mas com certeza esse vai ser o “BOSS” do game.

Belo trocadilho.

Então nos é apresentado o furgão que Nero está usando para andar por aí caçando os demônios, pra quem não conseguiu entender no ultimo jogo ou pra quem não leu as novels de DMC4, após o fim do game, Nero abre uma filial da Devil May Cry e trabalha como mercenário igualmente a Dante.

E aqui está o nosso jovem gafanhoto, Nero! Eu juro que se não fosse pela espada, eu não o reconheceria de primeira, a Capcom decidiu adotar esse visual mais “americanizado” e “atual”, coisa que desagradou alguns dos fãs. Na minha opinião é totalmente compreensível, ele está mais velho e talvez isso possa até ser trabalhado como parte da personalidade de Nero, afinal ele não se dava muito bem com Dante em DMC4, o corte de cabelo pode ser uma forma de ficar diferente do seu mentor.

Algumas pessoas acusaram desse novo visual ser muito parecido com do Dante de DMC (O da Ninja Theory), mas pra mim eles beberam muito mais em fontes como as do “falecido” Scalebound. Quanto a personalidade do personagem, o trailer deu a entender que Nero está mais sarcástico e brincalhão do que nunca.

No inicio de DMC4, Nero parece um garoto bastante antissocial e que guarda uma raiva grande dentro de si, mas conforme o jogo passa e a interação dele com Dante e com mundo dos demônios aumenta, ele vai se “soltando” cada vez mais, chega a ter explosões de raiva e momentos de pura tiração de sarro. O Nero que provavelmente vamos ver nesse jogo, é um Nero totalmente solto e livre dos estigmas sociais que carregava, mas com duvidas, traumas e pessoas que quer proteger. Assim como Dante em DMC3, ele está imaturo e nesse jogo veremos sem duvidas um amadurecimento do personagem.

Aqui temos um dos pontos mais importantes desse trailer e que com toda certeza vai ter grande influencia na historia, vemos que Nero perdeu seu devil bringer (o braço demoniaco) e agora usa uma prótese altamente tecnológica, desde DMC4 Nero usa esses gadgets, mas nesse caso eu não gostei muito da ideia, pelo menos não esteticamente, esse braço mecânico em minha opinião não se encaixou no “estilo devil may cry”, o devil bringer é BEM mais imponente e daora. Mas pelo menos podemos ter um bom plot por de trás da perda desse braço.

 

Vergil 1000% confirmado?

Em determinada cena do trailer é mostrado momento que Nero perde o braço, uma figura misteriosa corta ele e o toma para si, em seguida Nero é arremessado na parede e podemos ouvir sua voz dizendo para Kyrie voltar para dentro. A teoria que circula a internet atualmente e que faz muito sentido, é de que a pessoa misteriosa que rouba o braço de Nero é seu pai, sim, isso mesmo, seu pai, Vergil. Para quem não sabe, Vergil é oficialmente o pai de Nero, isso já foi confirmado nas novels, além da versão original de DMC4 e da Special Edition estarem cheias de referencias.

Bom, mas pra que Vergil iria querer o braço de Nero? Aí que está, a Yamato, espada de Vergil, foi selada no devil bringer de Nero, dando acesso a ele ao devil trigger, isso por si só já seria um bom motivo para Vergil pegar o braço do filho que talvez ele nem saiba que tem. Não bastando esse motivo para indicar que é realmente Vergil, o brilho azul e as roupas da pessoa misteriosa mostrada no trailer, batem bastante com as que Vergil costuma usar. Meu palpite é que se o Vergil não for o vilão desse novo jogo, com certeza ele fara um papel na historia e possivelmente será até um personagem jogável.

Nesse jogo também teremos a inserção de um novo personagem para compor a historia, seu nome é Nico. Ela se auto-proclama uma “Artista de Armas” e viaja com Nero. Ela é uma construtora de armas de primeira classe. A avó dela era a armeira Nell Goldstein, a mulher que construiu as tão famosas armas de Dante.

Aqui nós temos outro ponto interessante, a cidade para onde Nero se dirige é chamada de Red Grave City, Nell criou as armas de Dante quando ele ainda usava um pseudônimo e se chamava “Tony Redgrave”, isto nos dá indicações que vamos saber mais sobre o passado inexplorado de Dante pelos jogos, visto que Nell só aparece na  Novel Devil May Cry de Shin-Ya Goikeda.

Com Nico criando um novo equipamento para Nero, é como se realmente a tocha tivesse sido passada e estivéssemos vendo o legado de Dante sendo passado adiante. A novel mostra o quanto Tony amava sua mãe; Ele se tornou um mercenário para se vingar dos demônios que assassinaram ela. Sua tentativa ousada de resgatar Nell também reflete isso, quando ele começou a vê-la como uma figura materna na ausência da sua própria.

 

Gameplay e Arte

A jogabilidade me pareceu um aprimoramento do que tínhamos no DMC4 mesclado com algumas mecânicas do DMC da Ninja Theory, o que é sensacional,  o trailer traz ação intensa, gráficos incríveis que podem ser confundidos com imagens reais, e o gameplay que promete ser o mais frenético da série até hoje. A nova RE Engine, além de tornar o gráficos realistas, ainda deixa possível experimentar ação a 60 frames por segundo.

A parte artística do jogo, tanto os cenários como os efeitos estão incríveis. O designer dos personagens mudou, mas isso não me incomodou tanto, desde que eles mantenham suas personalidades originais, sempre se pode vesti-los com skins diferentes que  com certeza vamos ter.

Dante

Bem ao finalzinho do trailer aparece quem estavam todos esperando, Dante Sparda está de volta! Com uma aparência bem mais velha e condizente com ano em que o novo jogo se passa. Ele aparece de moto do mesmo modo que terminou em DMC2, indicando que esse game cronologicamente será o ultimo da franquia. Para quem se questiona como uma demônio imortal pode envelhecer, eu explico para vocês, Dante não é completamente demônio, é meio humano e meio demônio, ele é imortal e tem uma capacidade física/vigor absurdos, mas uma vez que ele não abre mão da sua natureza humana, envelhece sim.

O angulo usado para mostrar a nova logo, para mim é uma clara referencia a Temen ni gru de Devil May Cry 3.

O homem a direita de Nero, seria Vergil?

 

Então é isso aí meus bacanos, só nos resta aguarda o lançamento do jogo que será em 2019, até agora temos 3 personagens jogáveis confirmados e a narrativa parece manter o mesmo padrão. Para ficar informado sobre qualquer nova noticia sobre o game, ative as notificações da Hakogatari.

Fontes: Twitter oficial do jogo e eu mesmo.

 


Aru

Garoto de programação, apaixonado pela cultura pop, escritor nas horas vagas e um péssimo piadista. Prazer, sou criador da Hakogatari.

Qualquer dúvida, estou a disposição.