Tanaka-kun estreou no dia 09 de Abril de 2016 e era exibido todos os sábados as 22:00 (perfeito pra assistir e depois ir dormir até mais tarde). Produzido pelo estúdio Silver Link, o anime é a adaptação do mangá de Nozomi Uda e conta a historia de Tanaka, um estudante do ensino médio que faz o ato de ser preguiçoso um estilo de vida. Conhecido por sua falta de atenção e capacidade de adormecer em qualquer lugar, Tanaka reza para que a cada dia seja tão monótono como o último, buscando preservar seu estilo de vida preguiçoso e tentando ao máximo evitar situações que precisem de esforço. Junto com seu amigo confiável, Oota, que o ajuda com tarefas que ele é incapaz de realizar, o adolescente letárgico lida constantemente com eventos que o impedem de experimentar os dias tranquilos e pacíficos que ele anseia.

Tanaka-kun foi mais um caso de anime que fui com expectativa baixa pra assistir porque queria um slice of life apenas pra matar o tempo, mas no fim das contas acabei amando. apesar de ser basicamente sobre a vida colegial de um aluno preguiçoso, o anime é extremamente relaxante e engraçado, com bom “time cômico” e sarcasmo na medida certa, sem falar do traço um tanto minimalista que combina perfeitamente com o clima da obra. A trilha sonora é composta por músicas de piano, violino e por batidas que grudam fácil na cabeça. Os dubladores incorporam com maestria os personagens, Ono Kensho como Tanaka faz um trabalho excepcional em adicionar uma certa preguiça na voz sem que fique forçado, os demais dubladores também conseguem adicionar a dose certa de animação e enfase nas frases, oferecendo o necessário para tornar a experiência realmente imersiva.

Você a primeiro momento pode até pensar que por ter um protagonista apático o anime vai se desenrolar de forma chata, mas é totalmente o contrario, justamente por carregar essa personalidade e ela interagir com os personagens secundários que a obra se torna tão unica e agradável. Os personagens não incorporam personalidades clichês e em alguns momentos mostram facetas diferentes do seu jeito “base” de se comportar.

 

Tanaka frequentemente faz piadas sobre querer se casar com Oota apenas pra ele ser cuidado pro resto da vida.

Temos Oota, o melhor amigo de Tanaka que adora doces, é alto, forte e confiável, enquanto Tanaka é quieto, cansado e está sempre tentando fugir de responsabilidades, mesmo assim os dois conseguem compensar um ao outro em uma relação quase que simbiôntica, assim a amizade deles flui genuinamente e proporciona grande parte das cenas cômicas da série.

Há também Miyano, uma garota fofa e baixinha que carrega seus próprios complexos por causa dessa característica, ela é a melhor amiga de Echizen, admira a indiferença de Tanaka e persistentemente se aproxima dele para se tornar sua aprendiz.

 

Essas duas são legais, mas a best girl ainda é o Oota.

Echizen é uma amiga de infância de Oota e a quem chamam de delinquente do ensino médio, mas sua personalidade não carrega de fato esse esteriótipo. O resto do elenco conta com personagens como Shiraishi, a tipica “representante de classe”, a garota inteligente e bonita da escola de Tanaka que todo mundo parece amar, mas não se enganem, sua personalidade é mais profunda que isso e ela esconde um grande segredo. Junto com Shiraishi temos seus colegas Shimura e Kato e há até mesmo as irmãzinhas de Tanaka e Oota, que adicionam um tempero especial à toda essa mistura.

Por meio desses personagens que o anime consegue explorar seus temas peculiares e até profundos como a proximidade muito forte de uma caçula com seu irmão mais velho, a busca por identidade e a mudança de quem se é para ser aceito pela sociedade, mas todos esses temas são abordados de forma madura e com toque de comédia que não deixa o anime pesado, nem muito dramático e o mantém agradável de se ver durante todos os 24 minutos de cada episódio.

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge é uma ótima recomendação para quem quer um Slice of life diferente para rir e relaxar. O anime teve média 8 na maioria das reviews e na minha opinião só não foi tão notado na época pela sua proposta nada convidativa, mas ele é único e verdadeiramente bom, por isso recebeu destaque a medida que a temporada passava. O anime apesar de tudo que disse acabou não alcançando grandes vendas e uma segunda temporada pode não acontecer, mas ele encerra com um final satisfatório e garante boas horas de entretenimento.

Pra quem tiver curiosidade, é possível conferir a staff completa do anime no MyAnimeList.

5
5,0 rating
5,0 rating
25 de abril de 2018, 20:26PM

Perfeitinho, perfeitinho <3

Shin
5,0 rating
25 de abril de 2018, 18:07PM

Descreveu perfeitamente a obra. O traço minimalista e as cores me encantaram, também a ótima trilha sonora que combina perfeitamente com o anime. No entanto, sou um pouco suspeita para falar sobre Slice of life, já que é uma categoria que eu tanto gosto. Tanaka- kun no seu aspecto geral traz leveza, não só pela arte, mas o clima do anime e sua comédia “para cima”, até sinto um pouco de sono depois de assistir haha! Espero que continue trazendo reviews, sua escrita com certeza é excelente! Desejo muito sucesso! (~^_^)~

Hikikawa

Aru

Garoto de programação, apaixonado pela cultura pop, escritor nas horas vagas e um péssimo piadista. Prazer, sou criador da Hakogatari.

Qualquer dúvida, estou a disposição.