O objetivo deste artigo é mostrar a você um pouco do gênero, estilo, jogabilidade e afins. Consequentemente iremos ilustrar de forma básica o processo para o desenvolvimento.Através de comentários é possível nos ajudar a complementar este artigo, seja através de textos, vídeos e etc. Os contribuintes terão seus nomes citados neste artigo.

Esse artigo esta em desenvolvimento, o mesmo será atualizado rotineiramente através da contribuição de todos.

Visual Novel ou Romance Visual é um gênero de jogos que se centralizam principalmente no enredo, raramente tendo demais formas de jogabilidade além da própria leitura acompanhada pela sprite, de forma simples é a imagem da personagem que está em cena (na maioria das vezes, em estilo anime) e oferece opções quando o protagonista necessita de tomar alguma decisão que mude o rumo da história, gerando várias ramificações e finais alternativos.

Jogabilidade:

De um modo geral são destingidos dos outros tipos de jogos pela sua mínima e peculiar jogabilidade; resumindo-se apenas em precisar clicar para avançar no texto, acompanhados por gráficos referente às situações ocorridas e trilha sonora.

A maioria deles têm um seguimento múltiplo da história e consequentemente vários finais que dependem da opção selecionada pelo jogador. Em alguns casos, escolhendo uma opção “errada” resulta em um Game Over).

Algumas exceções não chegam a ter essas opção, sendo centrada em apenas uma única história, como em Planetarian. Embora algumas Visual Novels tentem integrar outros elementos que exijam mais a interatividade do jogador, como por exemplo, em Symphonic Rain, requer que toquemos instrumentos musicais e só podendo avançar ao ter uma boa graduação, mas, como no exemplo citado, são sempre relativos à história do jogo.

E então agora que sabemos as peculiaridades do gênero, o que acha de começarmos um pequeno tutorial a respeito do passo a passo para a criação das suas próprias Visual Novels.

Cenários (Backgrounds):

Recomendo que descreva mesmo que de forma simples o cenário ou popularmente chamado de background, assim no momento de adaptar sua história se tornará mais simples encontrar o cenário ideal.

Exemplo: “Próximos a maior e mais bela cerejeira da cidade, em meio as silhuetas de pessoas que se locomoviam pelo parque, Izumi e Aya…”, sinta-se livre para escrever ao seu estilo.

Os cenários acima, foram disponibilizados gratuitamente(Uso comercial) pelo site ayaemo.

Personagens(Characters):

Sobre as personagens, tudo fica a critério da sua história, sinta-se livre para desenhar suas personagens a sua maneira. Caso você seja mais do tipo programação, também deixaremos alguns artistas que disponibilizam personagens gratuitos.

 

Agradeço a Wiki de Visual Novel pelo conteúdo a respeito.


Shin

Um típico fã de animes e amante da cultura pop. Sou programador, desenvolvedor de jogos e criador da Hakogatari. Qualquer dúvida, estou a disposição.